Seja na ficção ou na vida real, você certamente já viu um cão-guia. Porém, sabia que existem alguns pré-requisitos para que um cachorro atue nessa função? Se isso é novidade para você, continue lendo e entenda melhor como isso funciona.
O que é um cão-guia?
Antes de mais nada, vale a pena lembrar que o cão-guia é aquele que vai guiar um deficiente visual em suas tarefas do dia a dia. Ou seja, ele não simplesmente acompanha a pessoa, mas também o ajuda a se locomover em diversos ambientes.
Qualquer cachorro pode ser um cão-guia?
Embora muitas pessoas sonhem em ver seus cãezinhos atuando como guias, nem todo cachorro pode se tornar um. Apesar de não haver uma raça específica para isso, é mais comum ser uma função exercida pelos seguintes cães:
- Labrador;
- Pastor Alemão;
- Golden Retriever.
Isso acontece porque há uma série de requisitos para ser um cão-guia. Veja alguns deles logo abaixo!
Características físicas
A saúde do cachorro é um ponto muito importante para essa função. Ele precisa ser forte e ágil, pois vai realmente guiar alguém! Dessa forma, o porte do cãozinho é levado em consideração.
Personalidade de um cão-guia
O temperamento desse cão precisa ser dócil! Além disso, ele deve ser muito leal e obediente, uma vez que terá a responsabilidade de conduzir uma pessoa.
Treinamento necessário
Apesar de alguns cães já nascerem com o porte certo e com um temperamento adequado, todos precisam ser treinados. Somente dessa forma é possível garantir que um cão-guia vai fazer tudo que precisa.
Qual o treinamento necessário para se tornar um cão-guia?
Ser um cão-guia é uma função de extrema importância! Por isso, o treinamento de um cachorro que vai exercer esse trabalho exige bastante tempo.
Em geral, quando o cãozinho ainda é filhote, ele passa por observações e análises. Assim, caso sua saúde e seu temperamento sejam adequados, começa o treinamento.
Na maioria das vezes, o aprendiz de cão-guia vai morar em locais onde há pessoas que vão fazer a sociabilização dele. Em seguida, o cão recebe treinamento de adestradores específicos. Com isso, ele passa por exercícios e atividades necessárias para sua atuação.
Portanto, esse processo pode durar até dois anos, pois ainda inclui um período de convivência com a pessoa que ele irá guiar.
Veja também
Quanto custa ter um cachorro? Descubra agora!
Mitos sobre cachorros – 3 mentiras que contaram para você. Confira!
Cães de pernas curtas – 3 raças para você escolher. Saiba mais!
Pastor Alemão – 3 Mitos sobre esta raça. Descubra agora!
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e deixe também o seu comentário, pois estaremos publicando novos artigos todos os dias no blog.