A ideia de adotar um gato é algo que passa pela cabeça de muitas pessoas que querem ter um pet em casa. Porém, é muito comum ter dúvidas sobre isso. Afinal, como funciona o processo de adoção? Quais as vantagens? Há custos?
Se você está se perguntando tudo isso, então é hora de descobrir a verdade sobre adotar um felino. Por isso, continue lendo e entenda melhor o porquê de ter um gatinho adotado.
Como é o processo para adotar um gato?
Em geral, a forma mais comum de adotar um gato é por meio de um abrigo ou ONG, pois são locais que costumam resgatar animais. Porém, você também pode adotar em feiras de adoção de pets ou com pessoas que desejam doar parte de uma ninhada.
Normalmente, não há burocracias para fazer a adoção. No entanto, zelando pela saúde do bichano, alguns locais exigem alguns fatores, como assinar um termo de responsabilidade. Além disso, vale lembrar que, algumas vezes, o pet já vai para a casa do adotante com as primeiras vacinas em dia, castrado e vermifugado.
Entretanto, é possível que isso não ocorra, principalmente se você não fizer a adoção por meio de alguma instituição ou ONG focada em tratamentos dos animais. Por isso, é preciso ter em mente que você precisa ter alguns custos que também existiriam caso comprasse um gatinho, como:
- primeira consulta com veterinário, afinal, é preciso se certificar de que a saúde do gatinho está em dia;
- exames, como o teste FIV e FELV;
- vacinação, castração e medicamentos anti-vermes.
Dessa forma, vale a pena se preparar financeiramente para ter um gato, seja ele adotado ou comprado. Aliás, lembre-se também de alguns cuidados, como telar as janelas e sacadas e comprar alguns itens importantes para o felino, como ração, vasilha de água e alguns brinquedos.
3 motivos para adotar um gato
Agora que você já sabe como é adotar um gato, vamos aos motivos para ter um felino em sua casa!
Você vai salvar uma vida
Primeiramente, ao fazer a adoção você vai salvar uma vida! Muitos gatinhos são abandonados, podendo sofrer na rua. Outros, por sua vez, sentem-se frustrados após muito tempo esperando por um novo lar. Por isso, ao adotar você vai dar uma nova chance a esse pet que vai retribuir todo o seu carinho e cuidado.
Sempre terá companhia por perto
Apesar de serem animais independentes, os gatinhos são ótimas companhias. Por isso, adotando você terá sempre o seu pet por perto nos bons e nos maus momentos. Acredite: gatos podem ser muito amorosos e eles percebem quando você precisa de afeto!
Seu pet vai permitir que você viva momentos incríveis
Cuidar de um gato não é algo difícil! Além disso, ao lado dele você viverá momentos incríveis, como brincadeiras ou situações engraçadas, principalmente porque esses animais são muito inteligentes.
Como você pode perceber, vale muito a pena adotar um gatinho! Porém, lembre-se sempre que cuidar de uma vida exige responsabilidade. Por isso, ao escolher ter um gato por perto, lembre-se que ele será seu companheiro durante anos. Receber amor e carinho em seu novo lar é um direito de todo animal!
Veja também
Por que um cachorro ataca outro? Descubra agora!
Ataque de cachorro – Cuidados que você deve ter caso aconteça. Confira!
Cachorro tem medo de passear – Como lidar com isso? Saiba agora!
Curiosidades sobre seu gato que você não sabia. Descubra agora!
Então gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe também o seu comentário, pois teremos novos artigos todos os dias no blog.