O que um dono de pet mais deseja é que seu cãozinho consiga conviver bem com todos. Assim, a dúvida que paira em suas mentes é: afinal, como socializar cachorro?
Quem tem um peludo de estimação sabe que este talvez seja um dos quesitos mais relevantes quando o assunto é educação de cães.
Assim, confira o artigo que preparamos trazendo algumas dicas de como socializar cachorro e o porquê você deve tornar seu pet um animal mais enturmado. Vamos lá?
Primeiramente, o que é socialização de animais?
Quando o assunto é como socializar cachorro, entende-se que devemos torná-lo um animal mais receptivo à companhia de diferentes pessoas, bem como ao convívio com outros animais.
A depender da raça, é preciso ter muita paciência nesse processo, pois alguns pets são mais medrosos, outros mais agressivos e ainda há aqueles que podem simplesmente gostar de ficar no seu canto, sem muitas interações.
Lembre-se: não deve ser nada forçado! Afinal, o efeito pode sair contrário ao seu objetivo, e seu pet tornar-se ainda mais fechado e de difícil convívio.
Um dos meios de como socializar cachorro é através da socialização passiva
Se nunca ouviu falar neste termo, saiba que a socialização passiva é quando coloca-se o animal em contato com pessoas estranhas e outros animais, porém utilizando a guia e sem quaisquer interferências do seu tutor.
Em geral, faz-se isto com cães filhotes, e o objetivo é que ele, já desde esta fase, suporte o máximo de estímulos de socialização possível.
Com o tempo, a tendência é que o cachorro se acostume por completo com o convívio em sociedade.
Socialização ativa – outra maneira de como socializar cachorro
Na ativa o dono não apenas fará com que seu cão se acostume a estímulos de socialização, como também goste de senti-los.
Um exemplo prático de socialização ativa é quando o peludo passa a tarde no parque, brincando e desfrutando da companhia de outros cães e pessoas que estiverem por lá.
Veja também
Gato filhote – Como cuidar? Confira!
Cachorro lambe a pata – Por que isso acontece? Descubra agora!
Cachorro na praia – Cuidados necessários. Saiba mais!
Gato de pelo curto – 3 raças para sua escolha. Confira!
Então gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe também o seu comentário, pois teremos novos artigos todos os dias no blog.