Gato hipoalergênico – Existe raça que não cause reação alérgica? Confira!

Gato hipoalergênico - Existe raça que não cause reação alérgica? Confira!
Gato hipoalergênico – Existe raça que não cause reação alérgica? Confira!

O que causa alergias aos gatos?

Não é o pelo que faz do gato hipoalergênico, é na verdade uma proteína chamada Fel D1 achada na saliva do gato que lhe causa espirros e coceiras.

Assim, quando um gato lambe o pelo, a saliva carregada de alergênicos seca e transmite pelo ar, aumentando a chance de alergia.

Publicidade

Algumas raças produzem menos desta proteína do que outras, sendo gatos ideais para pessoas alérgicas.

O que diz a especialista sobre gato hipoalergênico

“Quando se é alérgico a animais, é alérgico a várias proteínas diferentes, mas os gatos têm as suas proteínas especiais”, diz Leslie Lyons, que dirige um laboratório. Assim, graças a essa proteína, as alergias a gatos são duas vezes mais comuns do que as alergias a cães.

Então será que algum gato merece o título de hipoalergênico? Não, diz Lyons. “Se algo está mais próximo de ser hipoalergênico, é o siberiano, que é uma grande raça de pelos longos e fofos”, diz ela.

Publicidade

As pessoas têm observado que os Siberianos não causam tanta reação alérgica como outros gatos. A diferença pode ser que a Siberiana tem níveis diferentes de proteína do que os outros gatos.

Raças que podem produzir menos dessa proteína

Há um grande número de gatos que produzem menos alergênicos e podem facilitar um pouco a criação de animais de estimação. Esta lista de gatos “hipoalergênicos” não deve ser a única coisa que se deve considerar ao pesquisar qual a raça de gato a adotar. A melhor forma de descobrir se é sensível a um gato é o conhecer.

Assim, alguns do gatos que podem ser menos alergênicos são: o Balinês, parece ser um candidato improvável a uma raça de gato hipoalergênico; mas é uma das poucas raças que produzem menos da proteína Fel D1 do que outros gatos, causando assim menos reações.

Além desses, os Oriental Shorthair são gatos não alergênicos por seus poucos pelos, mas ainda assim é uma boa ideia aparar o seu Oriental para manter o pelo no mínimo.

Veja também sobre:

Pequeno Brabançon – Saiba mais sobre essa raça de pequeno porte

Seu gato é carente? Saiba como manter o foco trabalhando em casa

Pastor Berger – Saiba mais sobre esse cãozinho de origem francesa

Coelho em apartamento – Como criar? Descubra agora!

Cão Aidi – Saiba mais sobre essa raça marroquina de pastoreio

Então gostou do artigo? Envie para seus amigos que amam pets, certamente vão ajudar.  Avalie nosso blog aqui abaixo nas Estrelas, pois a sua opinião é muito importante para todos nós.

Deixe também o seu comentário, pois teremos artigos novos todos os dias com os assuntos da sua preferência!

Publicidade

Deixe um comentário