Cães sentem a perda de um amigo como um estado de luto

Cães sentem a perda de um amigo como um estado de luto
Cães sentem a perda de um amigo como um estado de luto

Os cães em estado luto comem menos, dormem mais, e procuram mais atenção dos seus companheiros humanos após a morte de um amigo peludo, de acordo com pesquisa.

O luto é algo que todos nós já sentimos, quer seja após a perda de um amigo, membro da família ou animal de estimação querido; esse estado não é tão diferentes nos amigos caninos.

Publicidade

O que diz a pesquisa

Os cientistas descobriram que quase 90% dos cães que sofreram a morte de outro companheiro canino que vivia na mesma casa mostram sinais de luto. Nos meses que se seguiram à morte do seu companheiro, os cães eram menos brincalhões e mais receosos.

Além disso, reduziram o apetite e procuravam mais atenção dos seus donos. Os sinais de luto eram mais fortes nos cães que tinham uma relação amigável e partilhavam a comida com o falecido cão.

No entanto, os animais de proprietários que foram mais afetados pela morte do animal de estimação apresentaram mais sinais do estado de luto, o que sugere que também poderiam estar reagindo ao comportamento do seu humano.

Publicidade

Há muitos casos de cães que sentem a perda dos seus donos, mas há também vários estudos que mostram que os cães também sentem a perda de outros cães próximos.

Em geral, os cães de luto que perderam um amigo próximo podem perder o seu “charme” e de repente parecer menos animados, atentos e ativos.

Por outro lado, se os cães não fossem próximos, pode não haver sinais de luto. Isso não é indicativo de malícia nos cães, apenas indica que eles reagem de maneiras diferentes.

Outros animais também sofrem com o luto

Outros animais que experimentam o sofrimento incluem golfinhos, grandes primatas, elefantes e aves. Estas espécies têm participado de rituais em torno da morte e parecem lamentar tocando e investigando o cadáver do indivíduo falecido, os pesquisadores escrevem no estudo.

Por exemplo, a mãe elefante ficará de guarda sobre o corpo de seu bebê morto durante dias. Também passará a se mover de maneira lenta e silenciosa de uma forma deprimida.

Veja também sobre:

Gato Seychellois – Descubra mais sobre essa raça de felinos rara

Coleira ou peitoral – Qual é melhor para o cachorro? Confira!

Animais têm alma? Saiba mais sobre esse tema

Pixie-Bob – Saiba mais sobre esse gato inteligente e musculoso

Elkhound Norueguês – Saiba mais dessa raça amigável e cheia de energia

Então gostou do artigo? Envie para seus amigos que amam pets, certamente vão ajudar.  Avalie nosso blog aqui abaixo nas Estrelas, pois a sua opinião é muito importante para todos nós.

Deixe também o seu comentário, pois teremos artigos novos todos os dias com os assuntos da sua preferência!

Publicidade

Deixe um comentário