Olá amante de pets! Alguns comportamentos problemáticos de cães podem parecer inofensivos no começo, mas tendem a aumentar com o tempo, então você precisa parar logo no começo.
Afinal, este e centenas de outros títulos sobre pets você encontra no blog Vamos Pet, então vamos para o artigo de hoje. Boa leitura!
Em geral, quando são filhotes tudo é aprendizado, então se você corrigir logo no começo ele vai entender que é errado e não vai repetir.
Contudo, se deixar seu cãozinho crescer, então você terá muita dificuldade para corrigir. Além disso, tais comportamentos podem machucar ou causar problemas mais sérios.
Assim sendo, vamos aos 5 principais que você deve corrigir.
5 comportamentos problemáticos de cães
1. Comportamentos problemáticos de cães – Pular e pedir atenção
Então vamos começar por um que todos acham bonito quando filhote, mas precisa ser corrigido. Quando eles pulam nas pessoas querendo atenção.
Você pode até achar bonito, mas existem outras pessoas na sua vida, que podem se machucar.
Por exemplo, quando algum amigo faz uma visita e leva filhos pequenos ou algum parente mais idoso, com problemas de locomoção.
Como corrigir? Faça com que ele entenda que você não gosta do comportamento dele, pois assim ele vai parar.
Não empurre ou grite com ele, pois isso só vai incentivar a continuar. Não dê nenhum tipo de atenção para ele enquanto não parar, nem mesmo contato visual.
Após ele aprender essa parte, então a melhor coisa que pode fazer pelo seu cão, e por você, é ensiná-lo a sentar.
Assim você vai substituindo o hábito de pular nas pessoas pelo de sentar.
Recompense seu cãozinho sempre que ele acertar, assim ele vai entender mais rápido e você vai evitar muitos problemas.
2. Subir no sofá
Se você não se importa, então pode pular esta parte. Isso vai depender muito da situação, pois se você mora sozinho e não recebe visitas não há muitos problemas.
Contudo, se você recebe visitas, gosta de um cafezinho no sofá e tenha, por exemplo, um labrador, então talvez não seja agradável ter seu cãozinho voando nas visitas nesta hora.
Assim sendo, toda vez que seu cão subir no sofá, então fale para ele descer, simples assim.
Todavia, se você quer que ele suba apenas quando der permissão, então faça ele sentar ao lado do sofá e em seguida bata no sofá com a mão, permitindo que ele suba.
Então quando ele subir faça um elogio ou dê alguma guloseima, mas caso ele suba antes de você chamar, retire-o do sofá gentilmente.
3. Destruir móveis e tudo que estiver ao alcance
Então seu cachorro já destruiu seu carregador de celular, suas meias e até o pé da cadeira. Porém ele só vai parar se você disser que é errado, logo, diga “não” toda vez que morder algo errado.
Seu pet precisa aprender desde cedo que existem brinquedos indicados para ele morder, por isso incentive e elogie seu cãozinho quando escolher um brinquedo.
Esse é um comportamento que precisa ser corrigido logo quando filhote, pois além do prejuízo causado, seu filhote pode se machucar se você não colocar limites.
4. Perseguir a criançada
Brincadeiras de pegar entre crianças é normal, mas ao brincar com um cachorro, então ele pode ficar nervoso e morder ou derrubar alguém.
Crianças adoram brincar, mas não têm a noção dos perigos, além disso, seu cachorro também não sabe. Então cabe a você proibir.
Dessa forma, ao ver seu cachorro perseguindo alguma criança, então diga “não” para ele e tire ele do quintal. Com isso você estará passando a mensagem para ele e para as crianças.
Brincar com seu cãozinho é muito bom e necessário para ele, porém você deve incentivar que ele morda os brinquedos, não as crianças. Por isso deve ficar bem claro desde o início.
Jogue uma bola ou outro brinquedo para ele pegar. Assim ele vai poder correr, fazer exercícios e socializar com todos, mas sem que ninguém corra riscos.
5. Rosnar quando está com a tigela de comida
Esse comportamento deve ser observado e corrigido, pois o cachorro está ameaçando morder se chegar perto da comida dele, mas se você deixar ele poderá fazer isso para tudo. Já pensou?
Se deixar chegar ao ponto dele morder, então talvez apenas com ajuda profissional você vai conseguir reverter esse problema.
Sendo assim, fique atento a primeira vez que ele rosnar, então procure colocar a tigela de comida vazia, depois vá enchendo aos poucos durante a refeição.
Assim ele vai se acostumar com sua presença e vai ver que quando você coloca as mãos perto da tigela é bom para ele, que come mais.
Todavia, nunca puxe a tigela dele ou pegue comida, ou até mesmo faça carinho quando ele está comendo. O cachorro pode achar esses comportamentos irritantes e ficar mais agressivo.
Contudo, caso precise de ajuda para lidar com a situação, então procure um profissional.
Veja também sobre:
Cachorro nervoso – 5 Principais motivos. Saiba mais!
Gatos miam – 5 principais motivos. Descubra agora!
Pássaro como animal de estimação. Saiba mais!
Gato mais caro do mundo. Descubra agora!
Mitos sobre o Pitbull – Descubra agora os 3 principais!
Então gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos que amam pets, com certeza as dicas vão ajudar. Avalie nosso blog aqui abaixo nas Estrelas, pois a sua opinião é muito importante para todos nós.
Deixe também o seu comentário, pois teremos artigos novos todos os dias com os assuntos da sua preferência!