Gatos domésticos – Descubra agora a sua origem!

Gatos domésticos - Descubra agora a sua origem!

Os gatos domésticos fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas. Geralmente, esses pets são muito carinhosos e brincalhões, embora tenham a fama de independentes e desapegados.

Porém, você sabe como eles surgiram? Confira, então, a origem dos gatinhos mais amados do mundo.

Publicidade

Como surgiram os primeiros gatos domésticos?

Não existem registros formais sobre o surgimento dos gatinhos. No entanto, acredita-se que os felinos começaram a ser domesticados entre o fim da Pré-História e começo da Antiguidade.

Nesta época, os humanos começaram a viver em grupos e a trocar a caça pelo plantio de seus próprios alimentos. 

Com isso, surgiram os ratos, mas os gatos eram responsáveis por afastá-los. Dessa forma, as pessoas começaram a querer os gatos por perto. Porém, esses gatos ainda eram selvagens!

Publicidade

Assim, com o passar das décadas e séculos, os cientistas começaram a fazer cruzamentos que levaram à criação das muitas raças de gatos que conhecemos.

A genética dos gatos domésticos

Você provavelmente já percebeu que os gatos têm uma personalidade forte. Isso ocorre por conta da herança genética de seus antepassados, que eram selvagens.

Sendo assim, os gatinhos ainda trazem traços de independência, instinto de caça e tendências territoriais.

Como cuidar de um gato doméstico?

Apesar de ser um animal que não exige muitos cuidados específicos, há algumas coisas básicas que você precisa saber antes de comprar ou adotar seu pet. Portanto, confira algumas dicas!

Tenha brinquedos em casa

Um gato entediado pode ficar muito triste e desenvolver problemas de saúde. Sendo assim, compre alguns brinquedos para o seu felino e deixe-os em casa, em especial quando você sair. 

Entenda a pelagem do seu pet

Embora pareça algo simples, você precisa entender a pelagem dos gatos domésticos. Alguns possuem pelos curtos, mas isso não significa que eles não precisam de banhos e cuidados.

Outros, por sua vez, têm pelagem longa. Dessa forma, necessitam de escovação frequente. Além disso, uma alimentação equilibrada ajuda a pelagem do seu felino a se manter macia e saudável.

Mantenha o ambiente seguro para gatos domésticos 

Algumas raças de gatos são muito calmas, no entanto, os felinos têm características que fazem parte de seu instinto. Uma delas, por exemplo, é a mania de saltar!

Por isso, para a segurança do seu gatinho, coloque telas e grades nas janelas de casa. Também cuide para que objetos de vidro ou plantas venenosas não fiquem ao alcance dele.

 

Veja também

Sentidos do Gato: Eles realmente são melhores que os humanos? Confira!

Raça Crista Chinês – Cães pequenos, enérgicos e companheiros. Confira!

Brinquedos para gatos: Confira os 5 melhores!

Como fazer cachorro parar de lamber em excesso – Saiba agora!

Então gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e deixe também o seu comentário, pois teremos novos artigos todos os dias no blog. 

Publicidade

Deixe um comentário