Pastor do Cáucaso – O gigante protetor da família. Saiba mais!

Pastor do Cáucaso - O gigante protetor da família. Saiba mais!
Pastor do Cáucaso – O gigante protetor da família. Saiba mais!

Leal, forte, e corajoso, o Pastor do Cáucaso é um feroz protetor da família. Assim, ele foi feito para cuidar de rebanhos e defender o lar contra predadores selvagens na região montanhosa do Cáucaso.

Esta raça é muito territorial e não vai desistir de uma luta, até mesmo contra ursos. Esses cães são inteligentes, mas a sua natureza teimosa e independente pode torná-los difíceis de treinar.

Publicidade

A sua desconfiança natural de estranhos e outros animais pode também o levar a ser agressivo se não tiver um bom treino.

Origem do Pastor do Cáucaso

Os cães parecidos com o Cáucaso existem há séculos na região montanhosa do Cáucaso, na Europa e Ásia. Eles foram historicamente criados para guardar bens e gado contra invasores e predadores, tais como lobos e ursos.

Os criadores soviéticos começaram a criação seletiva entre esses cães no início do século XIX. Algumas das qualidades pelas quais queriam o criar era força, confiança, boa audição e visão, e um pelo ótimo contra o frio. A raça ainda é rara, principalmente fora da sua zona de origem.

Aparência do cão

Publicidade

Os Cães Pastores são enormes. Os machos tendem a ser um pouco maiores do que as fêmeas e pesam entre 50kg e 100kg, enquanto as fêmeas pesam em média cerca de 50kg a 80kg.

Há três comprimentos de pelo nesse cão: longo, médio, e curto. Todos os três comprimentos do pêlo são bastante espessos. Esse cão pode ser cinzento, amarelado, creme, marrom, e até branco. As pelagens podem também ser sólidas ou ter grandes manchas de duas ou mais cores.

Comportamento e personalidade

Embora sejam capazes de ser cães familiares, amorosos e leais, eles são protetores ferozes. Assim, desconfiam naturalmente dos estranhos e não se dão muito bem com outros animais com facilidade. Em geral, tem uma boa energia e são descontraídos, mas são também muito territoriais.

O treino desse cachorro deve começar o mais cedo possível na vida, e a socialização é praticamente obrigatória. Dessa forma, ele vai conseguir conviver com maior facilidade não somente com os seus donos.

Veja também sobre:

Cão destruidor – Como lidar com esse comportamento? Confira!

Oriental Longhair – Descubra mais sobre esse gatinho curioso

Poochon – Saiba mais sobre esse pet pequeno e inteligente!

Cães com vida longa e menos risco de doença – Confira quais as raças!

Ragamuffin – A raça de gato híbrida mais gostosa. Confira!

Então gostou do artigo? Envie para seus amigos que amam pets, certamente vão ajudar.  Avalie nosso blog aqui abaixo nas Estrelas, pois a sua opinião é muito importante para todos nós.

Deixe também o seu comentário, pois teremos artigos novos todos os dias com os assuntos da sua preferência!

Publicidade

Deixe um comentário