E você estava aí pensando que só os humanos tinham direito de fazer aquela social na sexta-feira depois do expediente, né? Pois saiba que a socialização com cães adultos também é muito importante!
Entretanto, diferentemente dos pequenos peludinhos, que simplesmente querem brincar com tudo e todos, os cães adultos requerem um pouco mais de cuidado e atenção dos tutores na hora da socialização.
Portanto, confira a seguir algumas das principais dicas para você tirar de letra na hora de apresentar o seu companheiro para um novo amigo!
Socialização com outras pessoas
Apesar de quase todos os pets se darem muito bem com pessoas às quais já estão habituados, isso nem sempre ocorre com pessoas novas.
Principalmente depois que o cachorro perde a inocência da infância e já sente seu território sendo ameaçado, a socialização com cães adultos pode se tornar um pouco complicada.
Para que a apresentação entre seu companheiro e a pessoa em questão seja a melhor possível, é importante que algumas precauções sejam tomadas.
É fundamental que o dono sinta-se à vontade, visto que o animal pode absorver seu estado de ânimo, caso esteja com receio de que algo dê errado.
Outro passo é que a pessoa, além de também demonstrar calma e tranquilidade, não seja muito invasiva no território do cãozinho.
Deixe que ele se aproxime aos poucos e vá sentindo-se cada vez mais confiante perto do novo visitante.
Socialização com cães adultos – conviver com outros animais
Apesar de que, durante a socialização com cães adultos, os peludos tendem a respeitar algumas regras próprias de socialização, esta etapa pode ficar um tanto comprometida.
Principalmente quando ambos os cães são do mesmo sexo.
Portanto, é sempre bom que ambos os tutores esteja sempre por perto e que contribuam para evitar quaisquer problemas.
Entretanto, assim como na dica anterior, nada de medo! Seu amigão pode sentir sua insegurança e considerar que o outro cão se trata de uma ameaça!
Veja também
Envelhecimento dos pets – O que é fato e mito? Confira!
Erros comuns na comunicação com filhotes de cães. Saiba mais!
Briga entre cães – Sabe como evitar e intervir? Confira!
Raça Bull Terrier – Cães podem ser dóceis e gentis. Saiba mais!
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e deixe também o seu comentário, pois teremos novos artigos todos os dias no blog.