Será que é melhor escolher um pet vira-lata ou de raça? Se você já se perguntou isso, pois bem, chegou a hora de descobrir a melhor opção para você.
Qual a diferença entre um animal vira-lata e um de raça?
Em primeiro lugar, vale a pena entender que pet vira-lata é aquele que não possui uma raça definida. Ou seja, é um animalzinho mestiço, proveniente da mistura entre raças. Porém, por ser um cruzamento desconhecido, não é possível especificar a raça dele.
Sendo assim, a inteligência e a saúde de um cão ou gato sem raça definida não são inferiores às dos bichinhos de raça. Aliás, em alguns casos, vira-latas podem ser até mesmo mais resistentes justamente por conta de sua genética.
É melhor ter um vira-lata ou um pet de raça?
Independentemente da raça ou da ausência dela, todo pet pode ser uma ótima companhia. No entanto, há algumas diferenças que você pode levar em consideração na hora de escolher qual será seu amigo canino ou felino.
Comportamento
Em geral, é mais fácil prever o tipo de comportamento dos animais de raça, pois eles geralmente têm uma personalidade mais conhecida. No entanto, nada impede que um cãozinho ou gatinha de uma raça naturalmente dócil tenha um comportamento diferente do esperado.
Além disso, vale a pena saber que treino é algo importante para animais de raça e para vira-latas também. Sendo assim, um vira-latinha pode ser muito amigável e, mesmo se não for, é possível adestrá-lo para isso.
Porte
Ao comprar um cão ou gato de raça, fica fácil saber qual será o porte, afinal, é uma característica que costuma ser padrão entre as raças. Entretanto, nem sempre isso é possível com vira-latas.
Afeto
Todo bichinho sempre será uma grande fonte de afeto e companheirismo, embora alguns sejam mais independentes. Porém, muitas vezes, alguns vira-latas podem ser mais afetivos, principalmente quando são adotados.
Preço
Por fim, um fator a se levar em conta na hora de escolher um pet é o preço. Apesar de ser muito amado, o vira-lata costuma ser mais barato e, na verdade, muitas vezes você pode encontrar um bichinho sem raça definida em feiras de adoção.
Além disso, é comum que outros custos com vira-latas sejam mais baixos, pois eles raramente sofrem com doenças genéticas de uma determinada raça.
Então, como você pode perceber, ter um vira-lata ou um pet de raça é uma escolha sua. Assim, seja lá qual for a sua decisão, saiba que terá por perto um bichinho capaz de gerar muitos momentos de carinho e diversas em seu lar.
Veja também
Cachorro hiperativo: Como lidar com a agitação do pet? Descubra agora!
Cachorro pode ficar sozinho o dia todo? Descubra agora!
Adotar um cachorro: O que é preciso antes de tomar a decisão? Confira!
Ensinar cachorro – 3 truques fáceis de fazer. Confira!
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e deixe também o seu comentário, pois teremos novos artigos todos os dias no blog.