Gato com medo – Como você pode ajudar? Descubra agora!

Gato com medo - Como você pode ajudar? Descubra agora!
Gato com medo – Como você pode ajudar? Descubra agora!

Desde as barulhentas e brilhantes luzes dos fogos de artifício às tempestades e muitos visitantes festivos – o mundo pode ser um lugar assustador e deixar seu gato com medo.

Entretanto, existem muitas maneiras de ajudar o seu amigo peludo.

Publicidade

Como saber se seu gato está com medo

Os sinais de medo nos gatos incluem: congelar no lugar ou se agachar e baixando a cabeça; fugir ou se esconder; arquear as costas e levantar o pelo; olhos largos com pupilas grandes que parecem ovais.

Além disso, eles também demonstram estar com medo ao enfiar a cauda debaixo deles ou abanar a ponta de um lado para o outro; mover as orelhas muito rápido (enquanto tentam ouvir) ou as achatar perto da cabeça; assobiar ou cuspir; morder.

Descubra o que está assustando seu gato

O primeiro passo é procurar os sinais listados acima. Quando souber como dizer quando o seu gato está assustado, poderá começar a comparar o que está a acontecer nos momentos em que têm medo.

Publicidade

Para alguns medos, a causa será clara. Mas, para outros, pode ser difícil saber o porquê do seu gato está com medo. Mas saber a origem do medo pode ser muito útil para ajudar o seu gato a melhorar.

Alguns exemplos comuns incluem: pessoas desconhecidas; fogos de artifício; outros gatos; ruídos fortes; cães ou outros predadores.

Além disso, como os gatos passam tempo ao ar livre, poderá ter dificuldade em descobrir do que é que eles têm medo. Mas ainda há muitas maneiras de os ajudar.

O que fazer

Uma das coisas mais importantes para muitos gatos é ter um espaço onde possam se esconder quando estão assustados.

Além disso, se for possível evitar ou reduzir a causa do seu medo, isso ajudará a impedir que o seu medo se agrave. Alguns gatos vão querer vir até você para se confortarem quando têm medo, outros vão se esconder ou ficarem sozinhos.

Assim, é sempre melhor respeitar a escolha do seu gato. Outrossim, a maioria dos gatos adora a rotina, pois podem prever o que vai acontecer a seguir; assim, alimente e deixe o seu gato sair à mesma hora todos os dias.

Veja também sobre:

Meu cão tem medo de mim – O que devo fazer? Confira!

Expectativa de vida dos gatos – Saiba o que influencia no tempo de vida

Raça de cão perfeita – Encontre a melhor para o seu estilo de vida

O que não fazer com seu gato – Descubra agora o que você deve evitar

Trabalhar em casa – Como fazer com seu cachorro? Saiba mais!

Então gostou do artigo? Envie para seus amigos que amam pets, certamente vão ajudar.  Avalie nosso blog aqui abaixo nas Estrelas, pois a sua opinião é muito importante para todos nós.

Deixe também o seu comentário, pois teremos artigos novos todos os dias com os assuntos da sua preferência!

Publicidade

Deixe um comentário