Marcar território – Por que os cachorros tem esse comportamento? Confira!

Marcar território - Por que os cachorros tem esse comportamento? Confira!
Marcar território – Por que os cachorros tem esse comportamento? Confira!

O seu cão levanta a sua perna contra cada poste de luz? Ou insiste em parar em cada esquina da sua rua no seu passeio? É o comportamento de marcar território.

A maioria dos donos aceita que marcar território é uma parte importante da vida do seu cão (ainda mais dos cães machos), embora uma parte que os humanos não conseguem compreender completamente.

Publicidade

Origem do comportamento de marcação

Os cães não urinam ou defecam por despeito ou ciúmes. Os odores e sons desconhecidos de um novo lar podem ser estressantes e ele sente a necessidade de reafirmar o seu território.

Do mesmo modo, se o seu cão urina na mochila de seu novo companheiro, isso não reflete a sua opinião sobre o seu gosto amoroso.

Em vez disso, ele percebeu a presença de um “intruso” e está a deixar que o intruso saiba que este território lhe pertence.

Publicidade

O seu cão sente a necessidade de marcar território ou aliviar a sua ansiedade, estabelecendo os seus limites. Assim, ele faz isto depositando pequenas quantidades de urina em qualquer coisa que sinta que lhe pertence – os móveis, as paredes, as suas meias, etc.

Como evitar que ele faça isso

A castração irá reduzir o comportamento de marcação dos machos em mais de 80%, mas só o eliminará em cerca de 40% dos cães.

A castração é também recomendada para cães fêmeas que marcam durante o cio. Lembre-se que qualquer objeto vertical que o seu cão possa farejar e investigar pode ser um alvo de marcação.

Portanto, o seu cão pode ser atraído por qualquer odor novo que detecte ao longo do caminho.

É impraticável controlar e limitar todo o comportamento de marcação ao ar livre. Ao levar o seu cão para passear, terá de trabalhar no treino do seu cão para caminhar com a coleira relaxada ao seu lado.

Aprenda a prever e a se antecipar. Quando chegar à área onde é permitido ao seu cão eliminar as necessidades, poderá permitir que o seu cão explore e fareje, e reforçar de maneira positiva o comportamento de marcação.

Veja também sobre:

Gato com ciúmes de outro gato – Como evitar? Saiba mais!

Viszla Húngaro – Um pet leal, sociável e muito dócil. Saiba mais!

Repreender um gato – Qual a maneira correta? Confira!

Tapete higiênico ao invés de jornal – Por que é melhor? Descubra agora!

Gato doente – Quais sintomas mais comuns? Descubra agora!

Então gostou do artigo? Envie para seus amigos que amam pets, certamente vão ajudar.  Avalie nosso blog aqui abaixo nas Estrelas, pois a sua opinião é muito importante para todos nós.

Publicidade

Deixe um comentário