Os cães fazem qualquer coisa por comida, eles latem, olham para você com o olhar mais triste da Terra e imploram do jeito que conseguem, mas o que fazer quando o cachorro só come quando estou perto?
Quando chega a hora de comer esses animais ficam muito alegres. Entretanto, alguns deles podem demonstrar um comportamento diferente, exigindo a nossa presença na hora de comer.
Cachorro só come quando estou perto – Pode ser um hábito
Alguns cachorros aprendem a comer suas refeições, desde cedo, somente quando o seu dono está na sala. Assim, se desde o começo o seu cachorro cresceu com esse comportamento, pode ser que ele se sinta mais seguro quando você está perto.
Além disso, pode ser que o seu cachorro associe o ato de comer à presença do dono, caso o dono ofereça a comida de forma muito alegre.
Ansiedade de separação
Se seu cachorro não come se você não estiver por perto, a ansiedade de separação pode ser a causa. Assim como os seres humanos, alguns cachorros não sentem vontade de comer quando estão ansiosos.
Principalmente se esse cão tiver passado por eventos traumáticos, talvez ele só se sinta seguro para comer com o dono por perto.
Para entender se seu cão tem ou não ansiedade de separação, pense nos comportamentos que eles apresenta quando você não está presente.
Por exemplo, se ele costuma mastigar objetos da casa, latir muito ou chorar, pode ser que ele tenha ansiedade de separação.
Como corrigir esse hábito?
Só porque seu cachorro não come nem sempre é problema de ansiedade, mas se esse comportamento alimentar está se tornando um problema para você ou pro seu cachorro, busque um veterinário para ajudar a descobrir a raiz do problema.
Mas, também é possível melhorar esse comportamento aos poucos. Como? Deixe a refeição dele irresistível a ponto dele não querer se afastar dela. Outra opção é ir se distanciando fisicamente dele, enquanto ele come, aos poucos.
Veja também sobre:
Gato subindo nos móveis – Como evitar? Descubra agora!
Marcar território – Por que os cachorros tem esse comportamento? Confira!
Gato com ciúmes de outro gato – Como evitar? Saiba mais!
Viszla Húngaro – Um pet leal, sociável e muito dócil. Saiba mais!
Repreender um gato – Qual a maneira correta? Confira!
Então gostou do artigo? Envie para seus amigos que amam pets, certamente vão ajudar. Avalie nosso blog aqui abaixo nas Estrelas, pois a sua opinião é muito importante para todos nós.