Apesar de muitos pais preocuparem-se em seus filhos conviverem com animais, esta interação pode ser saudável e benéfica. Contudo, saiba que o relacionamento entre cães e crianças precisa ser monitorado e respeitando o limite de ambos.
Especialistas no assunto já concluíram que, ao conviver com cachorros, a criança tem menor risco de desenvolver alergias, bem como andam e falam mais precocemente – a sociabilidade também melhora bastante.
Entretanto, para que não hajam conflitos e perigos nesta relação entre cães e crianças, deve-se tomar alguns cuidados. Confira, a seguir, as dicas que trouxemos sobre esta questão.
Quando chega um bebê em casa
A chegada de um bebê numa casa que já possui um cão de estimação deve ser rodeada por alguns cuidados.
Dependendo da raça do cachorro, este pode ser bastante ciumento com relação a dividir a atenção de seus donos, bem como territorialistas com o espaço e brinquedos.
Com isso, um bebê pode despertar no animal certas reações, como morder os móveis, fazer xixi pela casa etc.
Para evitar que isso ocorra, então basta manter o pet dentro de sua rotina, sem alterações bruscas.
O contrário também ocorre: relação de cães e crianças quando um novo pet chega no lar
Quando a situação se inverte e um novo cãozinho está para chegar numa casa com crianças, é necessário, primeiramente, esclarecer alguns pontos.
Veja se a criança não possui qualquer alergia a pelos ou saliva de cachorro. Em caso negativo, procure por uma raça que irá adaptar-se bem à dinâmica do seu lar.
Por fim, lembre-se que, mesmo a convivência entre cães e crianças sendo boa, é preciso sempre estar sob a supervisão de um adulto.
Escolher bem a raça faz toda a diferença na relação entre cães e crianças
É importante que você escolha uma raça de cachorro que goste de socializar com crianças.
Cães da raça Shih Tzu, Golden Retriever, Vira-lata e Boiadeiro de Berna são os que mais se dão bem com os pequenos. Contudo, independente da raça, se o cão já for adulto, a aproximação com a criança deve ser gradual. Pelo menos no início, jamais deixem os dois sozinhos – isto pode evitar muitos acidentes.
Veja também
Raças raras de gatos – 5 espécies que você não conhece. Confira!
Passeio com cachorro – 3 dicas. Não saia de casa sem ler!
Adaptação de gatos – Siga essas dicas para ajudar o bichano!
Filhotes de cães – Saiba mais sobre a troca de dentes!
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e deixe também o seu comentário, pois teremos novos artigos todos os dias no blog.